top of page

Conheça o Educa Busca!

Foto do escritor: Reação FemininaReação Feminina

O Educa Busca é uma plataforma de democratização da educação, e quem melhor para explicar esse projeto do que a própria fundadora? O texto abaixo foi escrito pela Laura Lunardi que conta o seu processo de fundação desse projeto maravilhoso!

©Educa Busca

Oi gente, meu nome é Laura Lunardi, eu tenho 17 anos e sou de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Eu sempre fiz trabalho voluntário em escolas públicas, porém, com a pandemia parei de ir presencialmente. Assim surgiu o Educa Busca, uma iniciativa para democratização da educação que disponibiliza um site gratuito com todos os conteúdos de matemática da prova do ENEM. Além disso, o Educa Busca disponibiliza aulas online gratuitas de matemática a partir de lives no nosso Instagram.

O Educa Busca começou em fevereiro de 2020 como um projeto dentro da minha escola. O projeto começou com uma equipe de quatro pessoas, mas em 2021 aumentamos a equipe para mais de 20 voluntários, que são de diferentes escolas e de estados diferentes do Brasil: RS (Rio Grande do Sul), SP (São Paulo), MG (Minas Gerais), SC (Santa Catarina), GO (Goiás) e PR (Paraná) . Vocês devem estar se perguntando como consegui entrar em contato com estudantes de outros estados para serem voluntários do Educa Busca, mas a resposta é ir conversando e pedindo contatos, com isso eu criei um grupo no WhatsApp chamado Ajudando Projetos. Nesse grupo, o pessoal divulga os projetos ou se tornam voluntários dos projetos divulgados. É um espaço de bastante colaboração e incentivo.

Desde o início do Educa Busca, tivemos mentoria do André Corleta que trabalha no Me Salva. O primeiro passo foi fazer entrevistas com pessoas que estudam na rede pública para entender o que eles realmente precisam. Todos relataram que perdiam muito tempo buscando conteúdos de qualidade na internet para estudar; por isso, começamos a montar um banco de dados com todos os conteúdos de matemática. Selecionamos mais de 700 links! Então, em 2021, começamos a segunda etapa do projeto que são as aulas no instagram, pois percebemos que faltam conteúdos na internet de introdução aos conteúdos. Assim, nossas aulas de matemática são conteúdos básicos do ensino fundamental.

Por que escolhi começar o Educa Busca com matemática? A resposta é que eu sempre gostei muito de matemática, porque eu sempre fui incentivada a resolver os exercícios pelos meus pais. Matemática é treino, então nas aulas as pessoas pensavam que eu tinha facilidade e eu antigamente considerava isso bom, mas com o tempo percebi quantos colegas deixavam de tentar resolver as questões porque não tinham "facilidade", principalmente minhas amigas. Então, foi por isso que escolhi começar o Educa Busca ensinando a matéria de matemática e do zero, pois, assim, acredito que muitas pessoas possam começar a ter "facilidade".

Como é ter um vice de sexo masculino? Sinceramente, a equipe inteira do Educa Busca tem total respeito pelo meu cargo de "CEO", assim como eles tem total respeito pelo cargo do Henrique Rosenbach de "COO". A nossa relação é também de muito respeito, nós somos muito amigos e ele é meu "braço direito", costumo perguntar a opinião dele antes de tomar qualquer decisão em relação ao Educa Busca. Considero de extrema importância que seu ou sua vice seja esse "braço direito", porque independente de ser sexo masculino ou feminino é preciso ter uma relação de respeito pelas posições. Como eu sou a fundadora, é bem justificável eu ser a "CEO"; depois que o projeto foi fundado em 2020, convidei o Henrique para participar, e desde então ele foi de grande ajuda. Assim, em 2021, quando ampliamos a equipe, ele também já era um figura de liderança.

Como foi a implementação do projeto? O propósito, democratizar a educação, é muito amplo, então até encontrarmos a melhor forma de causar esse impacto, tivemos muitas ideias. A implementação foi de várias tentativas, nós persistimos e aprimoramos aprendendo com nossos erros. O nosso dilema é fazer e não esperar tudo ficar perfeito para oferecer ao público, porque o importante é ajudar as pessoas a estudarem.

Quais foram os maiores desafios e frustrações até agora? A resposta é chegar ao público, ou seja, pessoas que não possuem um ensino de qualidade. Por isso, estamos formando parcerias com ONGs que possuem contato direto com essas pessoas.


Acesse o Instagram e o site do Educa Busca, para aprender mais sobre esse projeto, clicando nos botões abaixo:



 

Leiam o relato da Laura na seção "Relatos" do nosso site, e se quiserem fazer parte desse projeto lindo, entrem em contato com nós, do Reação Feminina, na área de Contato do site que te atenderemos e te colocaremos em contato com a Laura o mais rápido possível!

1 comentario


Larissa Lima
Larissa Lima
03 jul 2021

Que legal!! E que importante que gurias tão novas estejam se movimentando para tornar a educação algo mais acessível <3

Me gusta
bottom of page