top of page

The Vagina Bible

Foto do escritor: Reação FemininaReação Feminina

Sobre a autora:

Dra. Jen Gunter é uma colunista, ginecologista e autora que nasceu em Winnipeg no Canadá e desde seus 11 anos soube que queria seguir na área da saúde, após ter tido uma experiência boa num hospital depois de ter se acidentado de skate. Ela teve que passar por inúmeros desafios na sua vida, como complicações na gravidez de seus trigêmeos. Desde então, a Dra. Jen começou a ser uma grande defensora (mais do que já era) dos dados científicos comprovados, por ela ter uma grande equipe de médicos que fizeram e pesquisaram tudo para conseguir salvar seus filhos, que tiveram que passar por vários procedimentos e cirurgias. Hoje, Oliver e Victor são dois dos maiores orgulhos dela, e um dos motivos pelo qual ela começou a defender forte e publicamente a ciência.

Com o aumento da indústria cosmética, muitas mulheres começaram a ser afetadas por padrões fora do normal, principalmente quando se trata de sexo e cuidados com a vulva e vagina. Cada avanço tecnológico leva a um avanço na indústria cosmética, muitas vezes sem nenhuma evidência científica e geralmente voltada para meninas jovens e adolescentes. Produtos como "purificadores da vulva", óleos para "deixar a vagina apertada e clara" e duchas para limpar a vagina são apenas alguns dos produtos que estão em alta. Perante isso, a Dra. Jen faz de tudo para quebrar todos esses mitos vinculados a pensamentos passados e machistas de que as mulheres devem estar 100% perfeitas o tempo todo, e de que sua virgindade assim como sua higiene tem que agradar aos outros (geralmente homens), e não a elas próprias. Como uma maneira corajosa, necessária e inspiradora,a Dra. Jen escreveu o livro "The Vagina Bible", no qual ela quebra um por um desses mitos propagados por muitas influencers e mulheres famosas (como Gwyneth Paltrow, que tem a empresa chamada Goop, que vende produtos sem evidência médica mas que promovem a limpeza e purificação feminina, ou seja, tudo que Dra. Jen luta contra).


Sobre o livro:

'The Vagina Bible' é um livro técnico e ao mesmo tempo empoderador. A Dra. Jen apresenta termos médicos com uma leveza e de uma maneira muito fácil de entender. Além de ser um livro engraçado pela ironia presente, o livro separa os mitos da medicina e explica a ciência, passo a passo, por trás da ginecologia.

Lutando contra a sociedade patriarcal, a Dra. Jen fez desse livro realmente uma bíblia, contando a história por trás da ginecologia, que começou muito tempo atrás e que era na sua maioria praticada apenas por homens, o que levou a possuir tantos mitos de que as mulheres necessitam ser limpas, claras, apertadas e comportadas. Sendo assim, a Dra. Jen apresenta ponto por ponto sobre o corpo feminino, indo dos pelos púbicos, para depilação, para menstruação, para virgindade, para o clitóris, para o sexo, para 'limpeza' da vagina e vulva, para coloração, para gravidez, para menopausa e para inúmeros outros pontos. Dra. Jen explica tudo com muita nitidez e não só apenas aponta os mitos e corrige eles, mas ela dá dicas de o que se deve fazer ou "limpar", sendo uma mulher, que é, basicamente, nada. A Dra. Jen é uma grande defensora de que não é necessário nada para "apertar" a vagina ou limpar a vulva, pois a vagina e a vulva possuem tudo que precisam, e apenas precisam de algum medicamento ou de alguma intervenção quando há algum problema, que deve ser consultado com a ginecologista, e não com influencers que acreditam que é possível "apertar" a vagina para terem um sexo mais prazeroso.

O avanço da medicina é de extrema importância, porém os avanços cosméticos não são, principalmente quando eles não são baseados em fatos científicos. Deve-se prestar muita atenção no que apresentamos para jovens meninas, que são muitas vezes quem seguem essas figuras públicas como Gwyneth Paltrow, as Kardashians e outras mulheres que promovem produtos falsos e, em sua raiz, patriarcais, por promoverem uma figura endeusada de mulheres limpas, comportadas e que agradam os homens. A Dra. Jen inspira muitas pessoas, principalmente jovens meninas como nós, por realmente ser a pessoa e a voz que denuncia esses produtos e comportamentos errados e patriarcais sobre o corpo feminino, defendendo a liberdade feminina de serem donas do próprio corpo, aceitando como ele é e não tentando deixá-lo perfeito nos olhos masculinos e da indústria cosmética. É impossível não sair empoderada e com uma cabeça nova após ler 'The Vagina Bible', pois mesmo pensando que sabemos muita coisa sobre nossos corpos, descobrimos que inúmeras coisas que são apresentada para nós e que acreditamos, são, na verdade, mais um mito propagado, mas quebrado no livro. The Vagina Bible não é apenas um livro para mulheres. Dra. Jen fez o livro sobre o corpo feminino, porém é de extrema importância que todas pessoas leiam-no, indiferente do gênero com que se identificam, pois é de extrema importância quebrarmos os mitos não só entre as mulheres, mas entre todas as pessoas.


*Dra. Jen atualmente escreveu o livro "The Menopause Manifest", no qual ela conta sobre a menopausa, e tem um podcast junto com o TED, quebrando mitos não só cosméticos mas também da medicina. Além disso, Dra. Jen foi palestrante no TED em 2019 falando sobre a menstruação e os mitos por trás dela. Você pode acessar o link da palestra aqui.


Fontes:

Mother of 3, parent of 2. Reflections on the saddest sorority. Dr. Jen Gunter. Disponível em: <https://drjengunter.com/2017/07/07/mother-of-3-parent-of-2-reflections-on-the-saddest-sorority/>.


Opmerkingen


bottom of page