No passado, acreditava-se que Merit Ptah havia sido a primeira mulher médica a ser registrada, no Egito em 2700 a.C; porém, com novas descobertas, afirma-se que Merit Ptah não foi uma médica e que na realidade, Peseshet foi a primeira médica a ser registrada.
O médico, historiador na área da medicina e instrutor do departamento de Imunologia e microbiologia na Universidade de Medicina de Colorado, Jakub Kwiecinski, foi atrás da história de Merit Ptah e de Peseshet, publicando em 2019 no "Journal of the History of Medicine and Allied Sciences" as suas conclusões e descobertas (SCIENCEDAILY, 2019). Na sua pesquisa, Jakub descobriu que a pesquisadora Kate Campbell Hurd-Mead havia se confundido quando publicou no seu livro "Uma história das mulheres na medicina, desde os primeiros tempos até o início do século XIX" e trocado as informações de Merit Ptah com as de Peseshet.
Em meados de 1929 houve escavações em Giza, onde descobriram a tumba de Akhethetep, um cortesão do Antigo Reino, provavelmente sendo uma pessoa próxima do rei. Nessa tumba havia uma porta falsa* com a imagem de Peseshet como sendo, provavelmente, a mãe de Akhethetep, e nela é descrita como "supervisora das mulheres curandeiras".
Acredita-se que Peseshet viveu em meados de 2400 a.C e que foi enterrada numa tumba elaborada na necrópole de Saqqara, uma vila em Giza no Egito. Ela era conhecida por tratar principalmente, mas não exclusivamente, das mulheres, utilizando o conhecimento médico, ervas e rituais espirituais. Por seu filho ser um cortesão e por achar-se que ele era próximo do rei, muitas hipóteses colocam Peseshet em uma posição de curandeira e médica do faraó da época.
Ela é descrita como sacerdotisa da mãe do rei, como uma supervisora das sacerdotisas que cuidavam do espírito da mesma e como uma conhecida do rei. Na tumba, Peseshet é desenhada como tendo o mesmo tamanho de seu marido, por ela ter o mesmo status social que ele, demonstrando a importância dela na época e o alto cargo de médica que ela possuía.
Por Peseshet ser descrita como uma "supervisora das mulheres médicas" acredita-se que ela possa ter ensinado e passado seu conhecimento para inúmeras outras mulheres que se tornaram possíveis médicas. Infelizmente, Kate Campbell Hurd-Mead confundiu Merit Ptah com Peseshet; entretanto, os novos descobrimentos não desvalorizam a importância que Merit Ptah teve no mundo, mas traz visibilidade para a verdadeira pioneira da medicina feminina na história!
Conteúdo extra:
Existe um vídeo muito interessante de Elizabeth Cox no TED-Ed sobre o suposto dia a dia de Peseshet. Se você tiver interesse é só clicar no botão abaixo:
*Uma porta falsa é uma representação artística de uma porta que, segundo os egípcios da época, servia como um portal entre o mundo dos vivos com os mortos, no qual os espíritos dos mortos poderiam sair ou entrar. Era geralmente onde a família dos mortos colocava oferendas dentro da tumba.
Fontes:
Harer, W Benson Jr MD; el-Dawakhly, Zenab MA PESESHET—THE FIRST FEMALE PHYSICIAN?, Obstetrics & Gynecology: December 1989 - Volume 74 - Issue 6 - p 960-961
PESESHET. Scientificwomen.net. Disponível em <https://scientificwomen.net/women/peseshet--78>.
ADMIN. Peseshet - DREAM BIG. DREAM BIG. Disponível em: <https://dream-big-series.com/beloved-of-the-god-ptah/>.
STARR, Michelle. That Famous Story of The Female Physician From Ancient Egypt Has Turned Out to Be Super Wrong. ScienceAlert. Disponível em: <https://www.sciencealert.com/this-ancient-egyptian-physician-has-been-a-figurehead-for-women-in-stem-one-problem-she-never-existed>.
MARIA CLARA ROSSINI. Mulher considerada a “primeira médica da história” provavelmente nunca existiu. Super. Disponível em: <https://super.abril.com.br/historia/mulher-considerada-a-primeira-medica-da-historia-provavelmente-nunca-existiu/>.
Celebrando 5000 anos de história da Mulher na Ciência - Ciência pelos olhos delas. Ciência pelos olhos delas. Disponível em: <https://www.blogs.unicamp.br/cienciapelosolhosdelas/2016/11/11/celebrando-5000-anos-de-historia-da-mulher-na-ciencia/>.
Celebrated ancient Egyptian woman physician likely never existed: Merit Ptah is often called the first woman doctor, esearcher calls it a case of mistaken identity. ScienceDaily. Disponível em: <https://www.sciencedaily.com/releases/2019/12/191216142152.htm>.
Imagem e Arte de: Katie Spencer Finan Disponível em: <https://www.instagram.com/p/BQzWk8SDi8I/?utm_source=ig_web_copy_link>
Comments